Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

22 DE NOVEMBRO DE 1963

O presidente John F. Kennedy minutos antes do assassinato
Há quase 50 anos, em 22 de novembro de 1963, uma cena chocou o mundo: o presidente John Fitzgerald Kennedy era assassinado durante uma visita a Dallas, Texas. Dois dias depois, o suposto assassino, o ex-marine Lee Harvey Oswald, também seria assassinado a tiros quando era escoltado pela polícia do Texas após ter sido preso.

Lee Oswald 
Durante anos a fio, várias teorias conspiratórias vieram à tona: Kennedy teria sido vítima da máfia, por ter perseguido a organização depois de ter recorrido a ela para se eleger; dos exilados cubanos de Miami, pela retirada de apoio aéreo à invasão da Baía dos Porcos em 1961; e até do Complexo Militar Industrial, por uma suposta tentativa de retirar os EUA do envolvimento no Vietnã – na época havia apenas conselheiros militares – e de reduzir o número de mísseis balísticos intercontinentais nucleares norte-americanos.

Esta última tese, alimentada até por Hollywood (Oliver Stone e seu ridículo JFK, a pergunta que não quer calar), é particularmente estúpida, pois Kennedy nunca confrontou o “complexo”, muito pelo contrário, nem jamais cogitou de acabar com a corrida nuclear. Ele falava até em superar o suposto gap missile que haveria entre os EUA e a URSS; aliás, o programa de enviar o homem à Lua não teve outro propósito. Mas o fato é que ninguém, até agora, conseguiu desmentir as conclusões da Comissão Warren, de que Lee Oswald era um maluco que agiu sozinho. Acredite se quiser, mas provar o contrário ninguém provou.

Abaixo, várias versões do filme de Abraham Zapruder, que captou o momento dramático dos tiros disparados por Oswald com um rifle Mannlicher-Carcano com mira telescópica.                  







2 comentários:

  1. Professor Cláudio,não é preciso publicar mas, há um ato falho de digitação lá em cima,quando o o senhor se refere a enviar o homem á LUA,acabou digitando homem á LULA. Um forte abraço
    Eduardo Bueres (edubueres@gmail.com)

    ResponderExcluir